Bem-vindo ao ProgrameViagem.com

Roraima

Você está aqui: Início » Destinos » Brasil » Roraima

Atrações Turísticas de Roraima no ProgrameViagem.com

ProgrameViagem.com

Um novo jeito de programar a sua viagem. Programe sua viagem aqui

Veja aqui as atrações turísticas de Roraima que merecem a sua visita.

Destaques de Roraima:

O Estado de Roraima está dividido em três regiões turísticas. Uma delas é o Extremo Norte do Brasil. Aqui encontra-se o ponto mais setentrional do país, no Monte Caburaí. Além de atrativos turísticos como o Monte Roraima, Tepequem e região de serras, formada pelos municípios de Amajarí, Bonfim, Normandia, Pacaraima e Uiramutã onde está localizado o ponto mais setentrional do Brasil, o Monte Caburaí.

Na mesma região encontram-se diversas nascentes de rios que correm límpidos por inúmeras cachoeiras e corredeiras, proporcionando locais perfeitos para a prática de esportes radicais dentro do turismo ecológico.

Boa Vista

Boa Vista, a capital do Estado, oferece diversas opções aos visitantes. Você pode bronzear-se e passar um dia agradável nas praias que aparecem nos rios Branco e Cauamé durante o verão. Oura opção é fazer um passeio de barco e conhecer a cachoeira da Serra Grande, a poucos quilômetros da cidade.

Em qualquer dia da semana, o Centro de Turismo, Artesanato e Geração de Renda, no Velia Voutinho, no complexo poliesportivo Ayrton Senna, estará de portas abertas. A diversidade cultural e étnica de Roraima pode ser conferida nos diversos produtos à venda no local.

É uma região riquíssima em belezas naturais, de histórias, de lendas, de cultura, ritos e mitos. Um município com um quê de cidade pequena. Foi, e para muitos ainda é, a terra da oportunidade, que na década de 1980 recebeu imigrantes em massa com a exploração do garimpo.

Uma cidade que nasceu no século 19, quando as fazendas começaram a se erguer à beira do Rio Branco, no então chamado povoado da Freguesia de Nossa Senhora do Carmo. Hoje, a arquitetura das áreas mais antigas, próximas ao rio, revela o estilo neoclássico da virada do século. Bem planejada, exibe a quem a vê do alto um traçado urbano moderno em formato de leque, com avenidas largas que acabam (ou começam) no centro cívico.

Durante o passeio, desfrute da culinária típica da região. Paçoca com banana, damorida, tacacá, mungunzá, tambaqui na brasa e outros pratos deliciosos estão a sua espera nos mercados municipais e nos restaurantes.

Depois de descobrir um pouco de Boa Vista é hora de encantar-se com a fauna e a flora da região.

Monte Roraima

O Monte Roraima fica na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Republica da Guiana. Seus Tepuis, como são conhecidos suas montanhas e montes, chegam a 2.739 metros de altitude e abrigam espécies endêmicas e lendas indígenas.

É o segundo ponto mais alto do Brasil. Um lugar que impressiona pelas formas esculpidas nas rochas pela ação dos ventos. Um ambiente envolto em uma atmosfera de magia e mistérios. Segundo a lenda indígena é o berço e morada de Makunaima, índio corajoso e guerreiro.

Fica na tríplice fronteira entre o Brasil, Guiana e Venezuela. Dos 34 km2 de área 80% pertence ao território venezuelano, 15% à Guiana e apenas 5% ao Brasil. Fascina os visitantes com sua majestosa e imponente formação rochosa, em meio as savanas Amazônicas.

Também chamado de Tepui Roraima é uma formação rochosa erguida a mais de 2 bilhões de anos, quando a América do Sul e a África ainda eram ligadas e formavam o continente chamado Gondwana. É uma das mais antigas regiões da Terra, mais que o Himalaia, os Alpes e os Andes e até hoje está entre as menos exploradas do planeta.

Oficialmente, foi o inglês Everard Im Thurn quem descobriu a rota pelo Passo das Lágrimas e alcançou o cume. A especulação sobre a existência de possíveis espécies muito antigas e até dinossauros nos topos dos tepuis, chamou a atenção do escritor Arthur Conan Doyle, criador de Sherlock Holmes. Inspirado nos relatos dos primeiros exploradores escreveu a famosa novela “O Mundo Perdido” dando um clima de aventura e mistério à região.

O único caminho permitido para turistas e todas as expedições partem de Santa Elena de Uiarén na Venezuela.

Atrações Turísticas de Roraima:

Atenção: Para ver fotos, avaliações e informações das atrações no TripAdvisor e em outras fontes clique no link sublinhado em azul na coluna “Atração”. Em dispositivos móveis com tela pequena mantenha a tela no sentido horizontal para visualizar todos os campos da tabela.

IDAtraçãoEndereçoCidadeEstadoPaisLatitude/
Longitude
Tempo
Médio
1Catedral Cristo Redentor (Catedral de Roraima)Rotatória do Centro Cívico, 225Boa VistaRoraimaBrasil2.820013, -60.67329315 min.
2Praça do Centro Cívico e Monumento ao GarimpeiroPraça do Centro Civico - CentroBoa VistaRoraimaBrasil2.820041, -60.67222745 min.
3Igreja Nossa Senhora do Carmo do Rio Branco (Matriz de Boa Vista)Rua Barreto Leite, 38 - CentroBoa VistaRoraimaBrasil2.815037, -60.66857215 min.
4Orla Taumanan - Monumento aos Pioneiros - Casa de Petita BrasilAv. Silvio Botelho, 89 - CentroBoa VistaRoraimaBrasil2.813460, -60.66886745 min.
5Praça da BandeiraAv. Getúlio Vargas, 5345Boa VistaRoraimaBrasil2.822043, -60.66689530 min.
6Praia Grande (Ilha da Praia Grande - Rio Branco)Travessia de barco a parir do Porto do Babazinho na Rua Floriano Peixoto, 1.291 (2.821911, -60.661657)Boa VistaRoraimaBrasil2.820227, -60.6584511:30 hora
7Praça das Aguas e Portal do MilênioAv. Capitao Ene Garcez, 2413 - CentroBoa VistaRoraimaBrasil2.825075, -60.67687445 min.
8Parque AnauáRua Valério Magalhães Boa VistaRoraimaBrasil2.838482, -60.6824311:00 hora
9Aqua Mak Parque Natural das AguasAcesso pela Rod. BR-174 por pequeno trecho de estrada não pavimentadaBoa VistaRoraimaBrasil2.616633, -60.8118952:00 horas
10Lago do RobertinhoAcesso na Rod. BR-174 por estrada não pavimentadaBoa VistaRoraimaBrasil2.949060, -60.9088251:30 hora
11Praia do CaçariAv. Caçari, 1400 - Caçari (pequeno trecho de estrada não pavimentada)Boa VistaRoraimaBrasil2.858201, -60.62445330 min.
12Monte Roraima (trilha de 90 Km e 2 Km de subida e descida com pernoites em acampamento - necessário bom preparo fisico)Serra de Pacaraima - Extremo Norte do Brasil - Divisa com Venezuela e Guiana Britânica (altamente recomendado o acompanhamento de guia e contratação do passeio em agencia especializada na região)Uiramutã / Gran SabanaRoraima / Bolivar / Cuyuni-MazaruniBrasil / Venezuela / Guiana5.187351, -60.7428418 dias (*)

(*) Tempo a partir de Boa Vista com retorno para Boa Vista.

Obs.: O tempo médio para visita à atração é apenas sugerido pelo ProgrameViagem.com. O tempo para deslocamento não esta incluído no tempo médio sugerido.

Dica: Você pode utilizar a informação de Latitude/Longitude em seu GPS para chegar no local da atração.

Mapa com localização das Atrações Turísticas de Roraima:

No mapa abaixo estão assinaladas as atrações turísticas do Estado de Roraima. Você pode utilizar a função “zoom” nos botões do canto inferior direito. Nos botões do canto superior direito você pode acessar o mapa ampliado diretamente na pagina do ProgrameViagem.com no site do Google Maps.

Infográfico Atrações Turísticas de Roraima:

Infográfico Atrações Turísticas de Roraima

Visualize o Infográfico em PDF

Faça suas reservas com nossos parceiros:

Você não pagará nada a mais por isto e nós receberemos uma pequena comissão que nos ajuda a manter este site, especialmente nossa exclusiva Tabela de Atrações Turísticas do Brasil sempre atualizada e disponível gratuitamente.

ProgrameViagem.com

ProgrameViagem.com

Destinos de Viagem Brasil

ProgrameViagem.com

Reserve seus passeios em Roraima:

Expedição para o Monte Roraima a partir de Boa Vista:

Roteiro Sugerido:

Conheça o Roteiro Sugerido Roraima do ProgrameViagem.com

Roteiro Personalizado:

Monte seu Roteiro Personalizado utilizando as informações e ferramentas disponibilizadas pelo ProgrameViagem.com

Compartilhe isso:

Bloqueador de Anúncios

Publicamos anúncios para manter este site com informações atualizadas e ferramentas gratuitas para você montar seu roteiro de viagem. Pedimos seu apoio nos incluindo em suas permissões.