Bem-vindo ao ProgrameViagem.com

Roteiro Sugerido Santa Catarina

Você está aqui: Início » Roteiros Sugeridos » Roteiro Sugerido Santa Catarina

Roteiro de Viagem Santa Catarina Sugerido pelo ProgrameViagem.com

Roteiro de Viagem Santa Catarina Sugerido pelo ProgrameViagem.com

Um novo jeito de programar a sua viagem. Programe sua viagem aqui

Antes de conhecer nossos roteiros recomendamos ler a pagina principal deste site “Programação de Viagem Independente“, caso ainda não a conheça. 

Destaques de Santa Catarina:

Geograficamente pequeno, Santa Catarina é enorme quando se trata de turismo. Quase todo o Estado possui atrações turísticas belíssimas e imperdíveis. Confira:

Florianópolis e Região Metropolitana:

A Grande Florianópolis é um dos destinos turísticos mais visitados de Santa Catarina. É nessa região que está situada a capital do estado, Florianópolis, famosa por suas belezas naturais e pela qualidade de vida. Possui algumas das mais belas praias do Brasil.

São centenas de praias na Ilha de Santa Catarina, onde está a capital Florianópolis, e nos municípios vizinhos. Todas deslumbrantes, cercadas por dunas, restingas ou morros cobertos de Mata Atlântica. Com águas calmas para crianças ou ondas boas para surfistas, em balneários badalados ou em pequenas comunidades de pescadores.

Mas existem outros atrativos nas redondezas, como as estâncias de águas termais de Santo Amaro da Imperatriz, as paisagens rurais de Rancho Queimado, Anitápolis, São Bonifácio e São Pedro de Alcântara. Além das belíssimas praias de Governador Celso Ramos e Palhoça, onde fica a badalada Guarda do Embaú.

Serra Catarinense:

Sede dos primeiros hotéis-fazenda do país, a Serra Catarinense está localizada a apenas 2 horas de carro do litoral. A viagem até lá é uma atração à parte, tal a beleza das paisagens que você encontrará no caminho.

Ao todo, 17 municípios compõem toda essa região, a maioria com menos de 20 mil habitantes. Em todos eles, o turismo rural predomina. A beleza natural da Serra Catarinense impressiona.

A paisagem, formada por florestas de araucárias, rios, cachoeiras, vales, campos de altitude e grandes cânions, vai arrebatar você. Lugares como a Serra do Rio do Rastro, a Serra do Corvo Branco e o Morro da Igreja são visitas obrigatórias. Estradas sinuosas que cortam as montanhas até atingirem alguns dos pontos mais altos do país.

A vista é espetacular. Nos dias de céu claro, é possível avistar o litoral a dezenas de quilômetros.

Cânions Catarinenses:

Os impressionantes cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral dão nome a essa bela região turística catarinense. Localizada no extremo sul do Estado e colonizada por descendentes de italianos, portugueses e alemães.

Procurado principalmente pelos amantes do ecoturismo em expedições que adentram essas grandes montanhas abruptamente recortadas pela natureza. O Caminho dos Cânions apresenta também outras atrações no litoral e nas cidades do interior.

Araranguá é a maior delas, com boa infraestrutura de comércio e serviços, além de praias, dunas, furnas e um dos mais belos cartões-postais de Santa Catarina: o Morro dos Conventos.

Os cânions do Parque Nacional Aparados da Serra marcam o limite entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. A parte superior, conhecida como “Campos de Cima da Serra”, pertence ao estado gaúcho. Já os penhascos, baixadas e leitos de rios abaixo das bordas são catarinenses.

Nos municípios de Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande estão os principais cânions. São eles:  Itaimbezinho, Fortaleza, Malacara, Churriado, Faxinalzinho, Josafaz, Índios Coroados, Molha Coco e Amola Faca.

Costa Verde:

Há muito o que fazer e descobrir na região turística conhecida como Costa Verde e Mar. A beleza do litoral catarinense atinge seu auge em muitas de suas praias, onde a cor verde-esmeralda da água predomina, especialmente em Porto Belo e Bombinhas.

Mas o principal destino turístico da região é mesmo o movimentado Balneário Camboriú. A cidade possui ótima infraestrutura hoteleira e de comércio e serviços. Belas praias, parques, restaurantes internacionais e algumas das melhores casas noturnas do país.

Em Itajaí, onde se encontra o maior porto pesqueiro do país, os destaques são o Terminal Marítimo de Passageiros, infraestrutura especial para receber navios transatlânticos e os eventos náuticos.

Há ainda o Parque Beto Carrero World, em Penha, os alambiques de cachaça de Luis Alves e adoráveis vilas de pescadores em muitos recantos da Costa Verde e Mar.

Se você gosta de animação, vai adorar Balneário Camboriú. As ruas da cidade pulsam dia e noite, embaladas pelo comércio vibrante, com muitas confecções, lojas de departamento, shoppings centers, restaurantes, sorveterias, cafés e barzinhos à beira-mar. Ponto de partida para as famosas baladas que atravessam a madrugada.

Há ainda outras atrações, como o Parque Unipraias, a Rodovia Interpraias e a Praia do Pinho, primeira praia de naturismo do Brasil.

Encantos do Sul:

Na região turística catarinense conhecida como Encantos do Sul, você vai encontrar um pouco de tudo. Quem gosta de visitar cidades históricas vai se encantar com Laguna, a terra de Anita Garibaldi. Já Imbituba, Garopaba e Jaguaruna são ótimos destinos para os adeptos do ecoturismo e dos esportes de aventura, com algumas das mais belas praias e lagoas do Sul do Brasil.

Essa faixa litorânea também é o principal berçário das baleias-francas no inverno, outra atração ecoturística da região. No interior, os destaques vão das estâncias termais de Tubarão e Gravatal aos municípios onde a cultura italiana e alemã são predominantes. Como é o caso de Urussanga, Nova Veneza, Orleans, São Martinho, Santa Rosa de Lima, Forquilhinha e as duas maiores cidades sul-catarinenses: Tubarão e Criciúma.

Laguna é famosa por causa de Anita Garibaldi (1821-1849), a catarinense que entrou para a história ao lutar ao lado do revolucionário Giuseppe Garibaldi em terras brasileiras, uruguaias e italianas. A memória de Anita está preservada em vários museus da cidade, cujo Centro Histórico é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Outra atração da região é o Farol de Santa Marta (1891), o maior em alcance visual da América do Sul. A beleza natural dessa faixa litorânea também chama a atenção, especialmente nas praias do Farol, do Cardoso, da Cigana e do Camacho. E, para os carnavalescos, a boa notícia é que Laguna tem um dos melhores carnavais do Sul do Brasil, atraindo milhares de turistas todos os anos.

Caminhos da Fronteira:

Quem gosta de desbravar terras agrestes vai encontrar nos Caminhos da Fronteira o lugar ideal para suas aventuras. A região fica no extremo oeste catarinense e faz fronteira com os estados do Rio Grande do Sul e Paraná, além da Argentina.

Esse fato é marcante para explicar a diversidade cultural encontrada em seus 18 municípios, do qual São Miguel do Oeste é o mais populoso. Nos Caminhos da Fronteira, as tradições dos imigrantes alemães, italianos e poloneses se misturam aos costumes gaúchos, paranaenses e argentinos, formando um rico mosaico cultural.

Em Guaraciaba está um dos maiores museus rurais do Brasil: o Edvino Hölscher. Já em Dionísio Cerqueira a atração é o Marco das Três Fronteiras.

Caminhos dos Príncipes:

Combina história e cultura, desenvolvimento econômico e preservação da natureza, belas paisagens litorâneas e bucólicos recantos rurais. O Caminho dos Príncipes é um dos roteiros mais diversificados e atraentes de Santa Catarina.

O nome turístico da região tem origem num episódio histórico ocorrido em 1853, quando as terras do local onde se situa hoje a cidade de Joinville foram incluídas no dote de casamento do príncipe de Joinville com a princesa Francisca Carolina, irmã de D. Pedro II. A herança cultural portuguesa, no entanto, não é a que mais se sobressai no Caminho dos Príncipes.

A colonização alemã predomina na maioria dos municípios, que possuem também influências dos italianos, suíços, húngaros, tchecos, ucranianos, noruegueses, poloneses e japoneses. Praticamente todos os municípios do Caminho dos Príncipes preservam os costumes e tradições europeias dos povos colonizadores.

O legado germânico é predominante, especialmente em Joinville, maior cidade e polo industrial catarinense. Alguns dos maiores eventos culturais do estado acontecem no município, com destaque para a Festa das Flores e o Festival de Dança de Joinville.

Já em São Francisco do Sul, o sotaque português está presente no casario colonial e nos mais de 150 prédios históricos do Centro, sendo um deles sede do Museu Nacional do Mar, único do gênero no Brasil.

Vale Europeu:

A herança cultural dos colonizadores alemães, italianos, austríacos, poloneses e portugueses é a grande marca dessa região catarinense, localizada no Vale do Itajaí.  Famosa por sediar a maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest de Blumenau, o Vale Europeu possui muitas outras atrações:

Da arquitetura típica à culinária, celebrada em grande estilo durante as Festas de Outubro.  Dos roteiros de compras pelas cidades-polo da indústria têxtil catarinense às celebrações religiosas que acontecem em vários de seus municípios. Do ecoturismo ao turismo rural. Escolha o seu roteiro e boa viagem.

No Vale Europeu, a arquitetura, os costumes, a gastronomia e até os dialetos que se ouve remetem ao velho continente. Em Blumenau, Pomerode, Brusque e Gaspar, a herança cultural alemã é predominante. Já em São João Batista, Rodeio e Nova Trento é a colonização italiana que se destaca.

Em quase todos os 49 municípios da região há festas que celebram a herança cultural dos imigrantes europeus. A mais conhecida é a Oktoberfest (em outubro, em Blumenau). No mesmo mês acontecem ainda a Fenarreco (Brusque), a Festa do Imigrante (Timbó) e a Kegelfest (Rio do Sul).

E a alegria continua no restante do ano, em eventos como a Festa Pomerana (Pomerode), a Anima Italiana (Rio do Sul), a Festitália (Blumenau), a Festa Trentina (Rio dos Cedros), a La Sagra (Rodeio) e a Weihnachtsmarkt (Ibirama), entre outras.

Vale do Contestado:

Muita história, cultura e lazer em meio à natureza aguardam por você no Vale do Contestado. Essa região catarinense possui um grande valor histórico em função da Guerra do Contestado, ocorrida no início do século XX.

Existem, no entanto, outras atrações para os turistas, como as cachoeiras, vales e planaltos de vegetação preservada, onde o ecoturismo é uma excelente opção. Também não há como não se encantar com a arquitetura típica das construções e a riqueza multicultural, resultado da colonização austríaca, japonesa, italiana e alemã, principalmente.

Com mais de uma centena de cascatas e cachoeiras, o Vale do Contestado atrai milhares de turistas que gostam de relaxar em meio à natureza. A paisagem preservada é um convite para a prática de esportes de aventura.

Há também águas termais nos municípios de Piratuba, Ouro, Campos Novos e Itá. Esse último abriga uma atração exótica: as torres de uma antiga igreja emergem no meio da represa da Usina Hidrelétrica de Itá, inaugurada no final do século passado. Para receber os moradores da cidade inundada, uma nova Itá foi inteiramente construída em outra localidade.

Roteiro de Viagem Santa Catarina – Regiões Turísticas de Santa Catarina:

A dimensão geográfica do Estado de Santa Catarina engana quando se trata de turismo. Embora geograficamente pequeno, Santa Catarina possui inúmeras atrações turísticas que requerem muitas dias viagem. Por isso dividimos o Roteiro de Viagem Santa Catarina em 2 regiões turísticas. Veja estes roteiros nos mapas abaixo:

Florianópolis e Litoral Norte

Serras Catarinenses e Litoral Sul

Selecione abaixo a região que for de seu interesse no Roteiro de Viagem Santa Catarina:

Florianópolis e Litoral Norte

Serras Catarinenses e Litoral Sul

Observação: Consulte o site oficial de Turismo de Santa Catarina

Faça suas reservas com nossos parceiros para o seu Roteiro de Viagem Santa Catarina:

Você não pagará nada a mais por isto e nós receberemos uma pequena comissão que nos ajuda a manter este site, especialmente nossa exclusiva Tabela de Atrações Turísticas do Brasil sempre atualizada e disponível gratuitamente.

Roteiro de Viagem Santa Catarina

Roteiro de Viagem Santa Catarina

Destinos de Viagem Brasil

ProgrameViagem.com

Compartilhe isso:

Bloqueador de Anúncios

Publicamos anúncios para manter este site com informações atualizadas e ferramentas gratuitas para você montar seu roteiro de viagem. Pedimos seu apoio nos incluindo em suas permissões.